terça-feira, 18 de novembro de 2008

8 - Prólogo

Se você já é um investidor em ações ou pretende começar agora, lembre-se de que
ações são investimentos de risco, sempre. Se não pretende correr riscos mantenha seus
investimentos em renda fixa. Mas tenha sempre em mente que o mercado passa por um
período excepcional nestes últimos anos, ignorar isso é ser displicente com o seu dinheiro.
Por que não manter fundos em ações e renda fixa? É uma boa opção para os menos
ousados. Mas não perca boas oportunidades de mercado, pode ser que nosso filhos não
consigam ter os retornos que estamos tendo hoje em dia.
O investimento no mercado financeiro normalmente não requer muito tempo de
dedicação, ao contrário no investimento em produção ( negócios próprios, etc ). Eu dedico
apenas poucos minutos do meu dia às minhas ações, poderia ganhar mais se me dedicasse
mais, porém entra a questão da qualidade de vida. Eu tenho uma profissão, que não é
comprar e vender ações e utilizar muito do meu tempo para este fim significa negligenciar
alguns aspectos importantes na minha vida.
Procure leituras agradáveis sobre o assunto para poder entender como é a lógica do
mercado, nada muito pesado. Divirta-se com este assunto. Profissionais da área tem livros
específicos para este fim, mas não é este o foco que eu proponho aqui. Livros estrangeiros
podem até explicar um pouco como o mercado funciona mas dê preferência à literatura
nacional. Não nenhum tipo de patriotismo exacerbado, apenas lembre-se de que estamos
no Brasil e de que o nosso país tem várias diferenças em relação aos outros que não serão
devidamente exploradas por escritores de fora do país. Existem bons livros de administração
sobre o tema, não tenha medo de adquirí-los.
Abraços a todos, espero que tenham aproveitado a leitura. E bons investimentos.

Nenhum comentário: